A Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, presidiu hoje, 25, o encerramento da formação de Pequenos Negócios na área de cuidados, dirigida a 32 cuidadores (as). A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direção Geral da Inclusão Social (DGIS), em parceria com a Associação MORABI.
Na ocasião, a governante realçou que em 2016 foi introduzido no Programa do Governo, a montagem de um Sistema de Cuidados como um novo pilar da proteção social e em 2017 foi criado o Plano Nacional de Cuidados que dá uma especial atenção a formação de cuidadores e cuidadoras que prestam serviços as crianças e pessoas em situação de dependência (idosos ou pessoas com deficiência).
Maritza Rosabal avançou que o Sistema Nacional de Qualificação está a criar as carteiras profissionais dos cuidadores formados em 2018.
“Atualmente o país conta com 358 cuidadores (as), é muito, num curto espaço de tempo. Cuidadores e cuidadoras que estão legislados e reconhecidos. O Sistema Nacional de Qualificação está a criar as carteiras profissionais. É das profissões que mais rapidamente vão ter uma carteira profissional, porque há profissões que passaram anos sem serem reconhecidas”, assegurou a Ministra.
Durante a cerimónia de hoje foram entregues 6 kits de cuidados, sendo cinco para cuidadores de infância (materiais ludo-pedagógicos, legos, berço, cadeira de alimentação e berço etc.) um para cuidadores de dependentes (carrinho de roda, maca, canadiana e andarilho).
Refira-se que a formação de Pequenos Negócios na área de Cuidados enquadra-se na implementação do Plano Nacional de Cuidados, pelo Ministério da Família e Inclusão Social, através da Direção Geral da Inclusão Social e visa promover ações de formação e reforço das competências de cuidadores no desenvolvimento de iniciativas privadas, cooperativos e empresariais no setor de Cuidados.