“O Governo tem feito um forte investimento na área social, sobretudo na proteção social dos idosos, melhorando as condições dos centros de acolhimento, aumentando o número de beneficiários das pensões sociais, aumentando o valor atribuído a esses beneficiários, que passou de 5 mil para 6 mil escudos, aumentando o plafond de medicamentos, mas também contratando cuidadores para cuidar dos idosos em suas residências”. A declaração é da Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, no ato da inauguração do Centro de Cuidados de Idosos de Berlim, no município do Porto Novo, realizado na tarde desta segunda feira.
A governante avançou que o Governo tem dado uma atenção especial aos idosos, sobretudo neste momento em que estamos a viver com a pandemia da COVID-19, em que as pessoas mais vulneráveis a esta pandemia são os idosos.
Maritza Rosabal assegurou que a criação dos centros de acolhimentos se insere no plano do Governo, através do Sistema de Cuidados, que é um sistema dirigido para apoiar as famílias nos cuidados dos dependentes, sejam eles crianças, idosos ou pessoas com deficiência.
Uma outra medida apontada pela Ministra foi a contratação de cuidadores que prestam serviços nas residências dos idosos, sobretudo nesta época da pandemia. “Só no município do Porto Novo temos 13 cuidadores que prestam serviços ao domicilio, em diferentes comunidades do município”, ressaltou.
“Se para um país desenvolver é importante cuidar das crianças e adolescentes, também é importantíssimo cuidar dos mais velhos porque foram eles que cuidaram de nós”, finalizou.